Por Adilson Santos
Hoje, as "estrelas" das avaliações nas redes sociais tornaram-se conteúdo de marca. É exatamente isso: quando você chama um carro por aplicativo ou escolhe um restaurante ou comércio na internet, o Google aparece como um dos campeões dessa ferramenta. A avaliação tem um peso enorme sobre a marca e os serviços oferecidos; afinal, se a nota for baixa, com certeza o cliente buscará o concorrente.
Outro fato que pesa muito — e isso é notório no comércio poaense e de outras cidades — é quando o próprio proprietário ou seus familiares "rasgam elogios" ao estabelecimento, dizendo que ele é o melhor. É a famosa piada pronta. Isso não gera credibilidade e vira motivo de chacota; não precisa ser especialista em Marketing Digital para chegar a esse diagnóstico.
Quando uma avaliação é feita de modo real, ponderado e coerente — seja por um repórter, influencer ou cidadão comum —, ela ganha peso. Prova disso é a alta contribuição para a rede mundial de computadores e smartphones, que são os campeões de acesso. Como exemplo, trago esta foto de uma única contribuição feita em minha conta pessoal.
Atualmente, também vemos a viralização de prêmios de internet que, na maioria das vezes, são pífios ou até comprados. Funciona no esquema "pagou, ganhou", com premiações e certificações concedidas por empresas ou pessoas que são meras especuladoras desse mercado, alimentando apenas o sentimento egóico.
O importante, porém, é você fazer a sua avaliação. Muitas vezes, as pessoas só lembram de avaliar quando são mal atendidas ou quando o produto não atinge o padrão de qualidade. Mas o elogio construtivo também é fundamental.
Quer ser bem atendido e ter comércios e prestadores de serviços de qualidade? Faça avaliações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.
Continue postando os seus comentário.