sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Edu Lyra: o jovem sonhador que queria voar — e conseguiu

No último domingo, 17/12/2023, fui convidado para reportar mais um evento: a consagração pastoral do pai do Edu Lyra, o pastor Márcio Lyra. Após a cerimônia, tive o prazer de tirar, junto com a minha companheira Andrineia Gomes, uma foto com esse jovem de cujas histórias de sonhador tomei conhecimento em primeira mão.

Quando ele ainda era estudante de jornalismo — e devido à minha proximidade com o Márcio em programas de rádio —, o Edu me procurou falando de seus sonhos. Ele precisava complementar a renda para os projetos do seu primeiro livro, no qual entrevistaria lideranças do país. O que para a grande maioria parecia impossível, para ele era meta. Na época, dei minha pequena contribuição.

Em outra ocasião, ele precisava estagiar em um evento. Como minha pequena empresa participava da principal feira de produtos evangélicos, abrimos as portas e credenciamos o Edu Lyra e sua amiga de escola.

Hoje, as principais lideranças do Brasil e do exterior querem conhecer e ouvir as histórias e projetos do fundador da Gerando Falcões e da Falcons University.

Parabéns, Edu Lyra! Que você continue a sonhar e a voar cada vez mais alto.

domingo, 17 de dezembro de 2023

Brasão da Família Santos

 Família Santos


Os sobrenomes no Brasil são bem variados. Santos é um dos mais vistos em brasileiros, mas muitos não sabem muito sobre o mesmo.

O sobrenome Santos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Santos

A família Santos é originaria da Itália e França. Dessa forma, quando italianos e franceses vieram ao Brasil em busca de uma nova casa, acabaram tendo seus filhos e deixando novas gerações da Família Santos, agora com nacionalidade Brasileira e sobrenome estrangeiro.

Na Itália, “Santi” é um sobrenome pertencente à nobreza Italiana. Na França o sobrenome era inicialmente dado à pessoas que nasciam no dia primeiro de novembro, dia de todos os Santos. Dessa forma, a origem do sobrenome passava a ser Católica.

Outra possível origem deste nome se dá por conta da região Sierra de Los Santos, na Andaluzia.

É certo de que em todos os lugares este sobrenome tem uma certa origem nobre. Acredita –se que há uma certa associação do sobrenome com relação à nobreza e a igreja católica. Então por esse motivo, a nobreza inicialmente tinha mais poder sobre este nome.

Curiosidades

Em sua linha sacerdotal, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconheceu sete filhos.

O nome Santos também foi adotado por judeus obrigados a se converter, os cristãos-novos.

Variantes do sobrenome Santos

Como você pode perceber, existem muitas pessoas que possuem o sobrenome “Dos Santos”. Esta é uma das variantes mais comuns deste sobre nome e tem uma razão para existir.  Segundo a história, este tipo de sobrenome era dado à mulheres que já tinham o sobrenome Santos de nascença e acabaram por se casar com pessoas de mesmo sobrenome. Dessa forma, para que não ficasse “Santos e Santos” a pessoa passava a “Dos Santos”.

No exterior podem ser encontradas também variantes como Santeiro, Santo, Santero. Francês: Toussaint, Italiano: Sante ou Santoro. É raro, mas possível encontrar essas variantes no Brasil, provavelmente de famílias de imigrantes recentes.



Fonte: Internet