quinta-feira, 12 de novembro de 2020

CARTA ABERTA SOBRE ELEIÇÕES 2020 POR ADILSON SANTOS


Meu nome é Adilson Santos, sou jornalista, repórter fotográfico e pequeno empresário de comunicação na cidade de Poá. Nós estamos às vésperas de mais uma eleição municipal, que acontece no dia 15 de novembro de 2020 em todo país. Vamos passar pelo pleito onde todas as cidades brasileiras terão eleições para prefeito, que são responsáveis pelo Poder Executivo da Cidade e para vereadores que exercem a função de fiscalizar e legislar.

Venho nesta carta aberta como profissional de comunicação declarar, que através da Constituição Federal de 1988 em Poá, informo que a imprensa tomou rumos mais abertos no que tange à liberdade de expressão, pois está instituída no artigo 220 da Constituição Federal, onde ela preconiza também no artigo 37 o serviço de publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos assegurando impessoalidade da moralidade aos princípios administrativos do atos . É dever do PODER PÚBLICO dar publicidade, porém há um tempo venho observado que Poá possui uma desconstrução onde a imprensa na cidade está abandonada pelos Poderes Executivo e Legislativo, com a falta de incentivo e políticas pública, valorizando mais os de fora do que quem paga seus impostos aqui como no caso da minha empresa...

Estamos passando por um processo de desconstrução e não posso ficar parado, comecei meu trabalho na área de comunicação como locutor na Divulgadora de Poá, com seu serviço de alto falantes e venho participando como repórter fotográfico de grandes mídias, como do Grupo Folha de São Paulo, editoras e revistas na capital, e também com atuação nos meios de comunicação da região do Alto Tietê; fizemos o Encontro de Blogueiros e participei de forma efetiva em encontros de Profissionais de Comunicação e não posso ficar quieto, é meu dever como cidadão e profissional de comunicação chamar a atenção. 

É lamentável ver que nesse momento e por esse meu manifesto, não ver nenhum candidato a prefeito e muito menos de vereador, levantando a bandeira da imprensa, do profissionalismo da comunicação e seus órgãos na cidade, ressaltando haja vista que o próprio governo municipal teve a Secretaria de Comunicação (hoje departamento), mas particularmente acaba sendo um local que emprega pessoas e não faz um trabalho em prol da comunicação, em prol do jornalismo. Então, quero chamar a atenção da sociedade, pois temos tido dificuldade em ver todos os candidatos a prefeito bloquearem a voz da imprensa e não dar a liberdade de expressão já prevista em lei. Esta carta é uma nota de repúdio a isto, pois não há como ficar calado perante a uma situação como esta. Ressaltando ainda que a sociedade tem que ficar atenta, pois com o advento da democratização da internet, ficarem atentos a páginas travestidas de Órgão de Informação, ser uma mera página de falar mal, criticar, perseguir. Jornalismo se faz com ética e ouvindo os dois lados, reportando; quem aprecia é o leitor, e uma mídia só se manifesta em seu editorial com a opinião do grupo ou em artigos sob a responsabilidade e opinião de seus autores.

Em memória a uma pessoa que sempre me elucidou de tudo aquilo que possa ser "mimimi", trouxe uma reflexão do jornalismo na minha vida profissional, que é o advogado e jornalista Ramon Ruiz Lopes Filho (in memorian) e faço esse manifesto em nome da memória dele e agradecer pelas linhas de embasamento que ele sempre pautou pelos conselhos, lições de profissionalismo, ética no quesito liberdade de imprensa. 

Trago este meu pensamento, para que a população possa refletir também para que o próximo prefeito eleito e vereadores, façam um trabalho de respeito, diferenciado pela imprensa no sentido de respeitar e tratar todos os jornalistas com profissionalismo, não com privilégios de um grupo ABC. Nós que somos imprensa, sabemos muito bem como funciona e mais uma vez deixo registrado o meu repúdio, pois a imprensa da cidade deve ser valorizada como todos os veículos e profissionais de comunicação que não pensam só em seu umbigo, mas no coletivo profissional de fato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.