Direitos do Cidadão em
#ServiçosPúblico
Saiba como cobrar o que
lhe é de direito no(s) Serviço(s) Público
Aprenda a reivindicar o que lhe é de
direito, faça a coisa certa, e haja dentro da razão, pois todos que
pagam impostos, tem direitos. E saiba, políticos e servidores
públicos, são todos seu empregado, e você o patrão.
Costumo dizer, que o direito do
cidadão, é com o alimento, se você não comer, morre de fome. Se
você não provocar seus direitos, eles não estarão na sua vida, e
o cidadão não terá acesso.
Lembre-se se, se você é cidadão e
paga impostos, impostos de qualidade, sendo assim, tem direito a
serviços público de qualidade. E todos órgãos público e
servidores públicos, sempre tem ouvidorias e superiores, e quando
agem maltratando ou não atendendo o cidadão, geralmente, por não
serem cobrados de seus superiores, mas hoje em dia, grande parte dos
serviços tem ouvidoria, sendo assim, vamos ver como fazer, para agir
certo e sempre a favor do cidadão.
Lembrando, que hoje, a maioria das
pessoas tem celular, os quais gravam audío e vídeos, sendo assim,
entrou no consultório médico, grave tudo, pois ajudará a lembrar
de tudo que o médico lhe disse ou orientou.
Toda vez que for usar um serviço pública, seja para ligar para a Polícia no 190. Na Ambulância 192 ou nos Bombeiros 193, aprenda a anotar. Então vamos ver como fazer.
Toda vez que for usar um serviço pública, seja para ligar para a Polícia no 190. Na Ambulância 192 ou nos Bombeiros 193, aprenda a anotar. Então vamos ver como fazer.
Anote Sempre
Nome do órgão público que ligou;
Nome de quem atendeu;
Data e horário que foi atendido;
Um breve resumo, do que solicitou e
qual foi a resposta do atendente.
Pronto, se o cidadão não for bem atendido, é tudo o que ele precisa para encaminhar a quem de responsabilidade ou seus superiores para quem não prestou um bom serviço público ser responsabilizado ou punido.
Todos Serviços Público hoje, tem
ouvidoria, mas #CUIDADO, nem todos dão a resposta necessária e ou a
favor do #cidadão ou #usuário, sendo assim, convém seguir estas
dicas.
Se possível, envie um e-mail e guarde a cópia do e-mail que você mandou com os fatos, e escreva que quer a resposta por e-mail também.
Se possível, envie um e-mail e guarde a cópia do e-mail que você mandou com os fatos, e escreva que quer a resposta por e-mail também.
Se for reclamar em Órgão Público,
escreva uma carta, ou faça um relatório para o Resposável pelo
departamento, sempre com uma cópia, onde tem que ser protocolada.
Pois é a sua prova.
Se preferir, pode ser enviado via
correios, com carta regristrada e aviso de recebimento, inclusive
serve como prova judicial caso precise.
Nunca acredite ou faça uma reclamação
em conversa, e aprenda, Órgão Público, funciona com papel
protocolado. Conversa o vento leva e não volta, e você não tem
provas, já uma carta protocolada, é o documento que garante a
resposta coerente. Onde futuramente, o cidadão poderá cobrar um bom
funcionamento e ou dar andamento em sua reivindicação,caso seja
necessário.
Seja frio sempre, procure sempre controlar sua emoção, e haja pela linha da rozoabilidade, sempre, pois tudo que um servidor público incompetente quer e gosta, é quando o cidadão fala palavrão, para ele reverter sua incompetência profissional.
Seja frio sempre, procure sempre controlar sua emoção, e haja pela linha da rozoabilidade, sempre, pois tudo que um servidor público incompetente quer e gosta, é quando o cidadão fala palavrão, para ele reverter sua incompetência profissional.
Isto vale para serviços de telefonia,
água, luz, TV a cabo, assinaturas de jornais e revistas, pois munido
de todas as informações, o cidadão poderá buscar seus direitos
garantidos por lei.
Se não funcionar, pegue seus
documentos, junto com anotações, e procure seus direitos, no Procom
– Justiça no Fórum de Pequenas Causas, ou Denuncie no Ministério
Público, que recebe denúncias no facebook -
https://www.facebook.com/mpsp.oficial
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