quarta-feira, 16 de julho de 2014

Países das Américas realizadas consultas nacionais para fazer a cobertura de saúde universal uma prioridade regional

PAN-AMERICANA DA SAÚDE www.paho.org

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE www.who.int

Com o apoio da OPAS / OMS, as autoridades de saúde estão envolvendo vários setores em diálogos sobre o caminho a seguir para assegurar o acesso equitativo a cuidados de qualidade para toda a população
Washington, DC, 16 de julho 2014 (OPAS / OMS) -. Países das Américas realizadas consultas nacionais para discutir o caminho a seguir para alcançar cobertura universal da saúde, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Organização Mundial da Saúde (OPAS / OMS).

As conclusões destes diálogos levar as autoridades nacionais de saúde, e que também envolver outros atores do setor de saúde, academia e sociedade, tornar-se parte de uma estratégia regional para ser submetido às autoridades de saúde das Américas para a aprovação a 53 º Conselho Diretor da OPAS, a ser realizada em setembro, em Washington, DC.

"Cobertura de saúde universal é um meio para alcançar a saúde eo bem-estar de todos os povos. Baseia-se o direito de toda pessoa de desfrutar o máximo de saúde, equidade e solidariedade. E é a responsabilidade de todos os governos ", disse o Diretor da OPAS / OMS, Carissa Etienne F..

Estas consultas nacionais, sub-regionais e regionais, já realizados em 27 países da região e quatro (Brasil, Chile, Honduras e Paraguai) será acrescentado ao final de Julho ", permitem um diálogo amplo, de modo que todas as vozes Américas, incluindo os grupos mais vulneráveis ​​são ouvidas ", disse Etienne.

Atingir uma cobertura universal de saúde implica que todas as pessoas e as comunidades têm acesso igual à saúde integral e garantido que necessitam ao longo da sua vida, eles são de qualidade e sem enfrentar dificuldades financeiras após o uso.

Encontrar soluções e abordagens inovadoras
As consultas são conduzidas pelas autoridades nacionais de saúde, que são incentivados a convidar representantes de outras áreas do governo, como finanças, educação, meio ambiente, legislativo e do judiciário, bem como membros da academia, da sociedade civil e parceiros de desenvolvimento, incluindo outras agências da ONU.

OPAS ajudou a desenvolver uma série de perguntas que são usadas durante as consultas para avaliar, a partir da perspectiva de cada país, como para ampliar o acesso equitativo aos serviços de saúde, que por sua vez são abrangentes, qualidade e estão focados em indivíduos e comunidades. Eles também levantam questões sobre como fortalecer a gestão dos sistemas de saúde para garantir a participação e prestação de contas e monitoramento, entre outros.

Um desafio central para a cobertura universal também é abordada nas consultas é como aumentar e melhorar o financiamento dos sistemas de saúde para assegurar a equidade de acesso e eficiência na prestação do serviço, ao eliminar o que é chamado a "despesa do bolso", ou seja, os pagamentos directos para o cuidado. Mecanismos também são exploradas para fortalecer ações intersetoriais para abordar os determinantes sociais da saúde, por exemplo, as condições econômicas e de exclusão social.

"Neste debate, nós os encorajamos a considerar não apenas os problemas e obstáculos, mas também soluções e abordagens que nos permitem mover-se em direção a uma cobertura de saúde universal inovadoras", disse Etienne.
Todas as contribuições das consultas nacionais e as recomendações do Comitê Executivo, serão avaliadas em agosto por um grupo de trabalho dos Estados-Membros da OPAS. Um documento que integra todas as contribuições e representam o caminho para alcançar a cobertura universal serão abordados a partir de 29 setembro - 3 outubro para todas as autoridades de saúde da região durante o Conselho Diretor da OPAS.

A OPAS trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde ea qualidade de vida de sua população. Fundada em 1902, é a mais antiga organização mundial de saúde pública internacional. Serve como o escritório regional para as Américas da OMS é a agência especializada para a saúde do sistema americano.

LINKS:
Informações sobre consultas nacionais sobre a cobertura de saúde universal:http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=9747&Itemid=2072
Estratégia para a cobertura de saúde universal aprovado pelo Comitê Executivo:CE154.R17

Contatos:
Sebastian Oliel, oliels@paho.org , telefone +1 202 974 3459 , móvel 202 316 5679, Donna Eberwine-Villagran, eberwind@paho.org , Tel +1 202 974 3122 Celular +1 202 316 5469 , Comunicação, OPAS / OMS- www.paho.org

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.