terça-feira, 7 de julho de 2009

Diga Sim ao diploma de Jornalista

Confecom e defesa do diploma são prioridades dos jornalistas no segundo semestre

Veja Matéria completa no JORNAL EVANGÉLICO - Click no link abaixo.


Link: http://www.je.inf.br/noticias/ver.php?noticias_id=2634&categoria_id=27




PEC dos Jornalistas é protocolada na Câmara


Veja Matéria completa no JORNAL EVANGÉLICO - Click no link abaixo.

Link: http://www.je.inf.br/noticias/ver.php?noticias_id=2548&categoria_id=17

PEC dos Jornalistas e criação de Frente Parlamentar movimentam o Congresso Nacional

A apresentação da PEC dos jornalistas, no dia 1º de julho, movimentou o Congresso Nacional na semana passada. No mesmo dia, representantes da FENAJ iniciaram as articulações para a constituição de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma. Nesta semana, haverá uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para tratar do assunto.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) reinstituindo a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão foi apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), com o apoio de 50 dos 81 senadores. Ela deverá tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e, caso seja aprovada, será submetida a votação em dois turnos no plenário.

Posicionamento favorável a que o Congresso Nacional restabeleça a exigência do diploma de curso superior em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão já foi aprovado nas Assembleias Legislativas de diversos Estados. Na Câmara dos Deputados, também tramitam propostas de emenda constitucional prevendo o restabelecimento da exigência do diploma.

Frente Parlamentar
Ainda no dia 1º de julho, os diretores da FENAJ Sérgio Murillo de Andrade, Aloísio Moraes e Antônio Paulo da Silva circularam no Congresso Nacional desenvolvendo articulações em defesa do diploma. A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) comprometeu-se a encaminhar a proposta de constituição de uma Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) em defesa do diploma, bem como a coordenar sua organização.

Os dirigentes da FENAJ conversaram, também, com o autor da PEC dos Jornalistas e com os senadores do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves (PMDB), Agripino Maia (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM), que garantiram que não vão apenas votar nos projetos que estabeleçam o diploma como requisito para a prática do jornalismo como também vão trabalhar por adesões.

São necessárias 198 assinaturas de parlamentares para a constituição desta Frente. A deputada Rebecca agendou uma reunião com a FENAJ e o presidente Michel Temer para tratar do assunto nesta quarta-feira (8/7). Ela projeta o lançamento da Frente para o dia 15 de julho. “É fundamental que os Sindicatos procurem deputados e senadores em seus Estados, buscando a adesão à Frente”, destaca o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade.

A audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara sobre o diploma foi transferida para o dia 19 de agosto.

Fonte: FENAJ

Fonte: http://www.je.inf.br/noticias/ver.php?noticias_id=2536&categoria_id=27



PECs, frente parlamentar e audiências ampliam apoio ao diploma na Câmara e Senado


A movimentação em torno das Propostas de Emenda Constitucional (PEC) dos Jornalistas no Congresso Nacional prossegue. Na semana passada, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado definiu que Inácio Arruda (PCdoB/CE) será o relator da PEC 33/09. Na Câmara, foi protocolada a PEC 386/09 e iniciada a constituição da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma. O autor da proposta, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), acredita que ela vai a votação em plenário no segundo semestre.


Fonte: http://www.je.inf.br/noticias/ver.php?noticias_id=2595&categoria_id=27



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.