terça-feira, 15 de junho de 2010

Patriotismo X Copa do Mundo


Patriotismo X Copa do Mundo

Copa do Mundo
Vemos em época de Copa do Mundo, o quanto os brasileiros, são patriotas, como torcem pelo Brasil, apesar de que já vimos o povo torcendo com mais dedicação em outras copas.

As ruas são pintadas, casas decoradas, alguns governos fazem concursos, já as grandes empresas, fazem promoção, onde o mercado de marketing é amplamente explorado.

Nos dias de jogos, as pessoas vestem sua camisa verde amarela, decoram seus carros, e até locais de trabalho, pois o que se vê, é o povo torcendo pelo Brasil, ou melhor, por 11 jogadores em campo, mais alguns outros no banco de reserva, onde o objetivo, é ganhar o jogo, é ser campeão, e poder torcer, gritar, comemorar, ir paras a ruas, enfim. Ser um real torcedor do Brasil. Afinal, nos dias de jogos, o Brasil para literalmente.



Patriotismo
E se nós fossemos assim, com a POLÍTICA, ou melhor, com os POLÍTICOS, onde todos juntos pudéssemos fazer um estudo, uma pesquisa, onde estudaríamos a cada um deles, o que faz, por onde passou, o que fez, que serviço prestou, e quais são suas atuações, o seu curriculo, enfim, se nós nos dedicássemos para escolher nossos políticos, com a mesma dedicação que escolhemos ou damos pitaco nos Jogadores da Seleção Brasileira.

Pois é, já passou da hora, de sermos mesmo PATRIOTAS de coração, de fazer valer o que esta escrito na bandeira ORDEM E PROGRESSO, duas palavras que com certeza, com a riqueza que o Brasil tem, com a garra e gualhardia deste povo, nossa terra seria melhor.

Veja nestas fotos, onde retrata sobre o patriotismo, ou nacionalismo na copa - : http://migre.me/RDnb

3 comentários:

  1. Realmente,o brasileiro só é patriota em época de Copa do Mundo.Na hora de votar e ser ativo na política do país,ninguém é patriota,é muito fácil ser patriota assim,sem compromisso.
    Na hora do voto,a maioria da população vende o seu voto em troca de uma cesta básica e outros favores.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Roger, a grande maioria do povo eleitor, é corrupto passivo, quer uma benesse imediata, em troca do voto.

    ResponderExcluir
  3. O que tudo mundo vê em tempos de copa é esta vontade enorme de usar verde e amarelo. Não sei se trata de patriotismo, mas com certeza, se trata de orgulho nacional que já é um pré-requisito para o patriotismo. Acho estas manifestações positivas, elas não deixam de ser civismo que é um primeiro passo em direção a cidadania, cidadania esta que se tornará madura com educação (talvez esteja aí o problema do nosso país). O orgulho nacional precisa ser estimulado e talvez isto aconteça apenas em períodos esportivos, por que em outros ouvimos Collor chamar a produção nacional de automóveis de carroças, ou ainda FHC chamar o povo brasileiro de preguiçoso. Imagine onde vai parar o orgulho de ser brasileiro! Talvez o orgulho nacional seja aquela única folhinha que ainda resta num imenso tronco que jaz cortado e sangrando – o tronco do patriotismo, se morrer a folhinha, não há mais nada; se regarmos a folhinha, ela pode crescer, florescer, o tronco pode ter vida novamente, e se tornar uma grande árvore, cujas folhas jamais cairão e sob suas sombras repousarão as nações do mundo inteiro! Portanto, “bem amigos da rede globo”, podemos estar longe do patriotismo como sugerem muitos, mas se ainda existe orgulho nacional, há esperança de patriotismo em sua plenitude!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.