quarta-feira, 18 de abril de 2012

Suzano sediará 2º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê


O jornalista Paulo Henrique Amorim
Suzano (SP) sediará neste sábado (21/4) o 2º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê. O evento será realizado das 9h às 18h, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1354 - Centro) e discutirá, entre outros assuntos, a contribuição das mídias alternativas no processo de democratização da comunicação no Brasil e os direitos humanos na rede. A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados deverão se inscrever pelo endereço www.blogsdoaltotiete.blogspot.com .

Cerca de 400 pessoas são esperadas para o encontro, que contará com a presença de ativistas da mídia alternativa como os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Heródoto Barbeiro e a blogueira Dih Maciel. Amorim participou do primeiro encontro realizado em Poá, no ano passado.

Na última terça-feira (17/4), a comissão organizadora formada pelos blogueiros Marcos Dornel, Jair Pedrosa, Arthur Stabile Freitas, Henrique Condesso Nicodemo e Saulo Souza, foram recebidos pelo prefeito de Suzano, Marcelo Candido, em seu gabinete. O bate-papo teve a participação do também blogueiro Rosenil Barros Órfão, ex-secretário de Participação Popular e da secretária de Comunicação Social, Silmara Helena Pereira de Paula.

Na ocasião, o grupo explicou os objetivos do encontro. “Será mais um momento de discutirmos o novo marco regulatório das telecomunicações do país e falar sobre o papel dos blogueiros progressistas neste processo”, disse Arthur Stabile Freitas.

Membros da Comissão Paulista marcaram presença no ano passado
O movimento cresceu após as eleições de 2010 quando o episódio da bolinha de papel jogada sobre o então candidato a presidente José Serra foi desmascarado pelos internautas e blogueiros. Na Rede Globo, à época, o fato foi considerado um ataque da oposição ao tucano, que chegou a simular um ferimento na cabeça. Outros temas espinhosos, deixados de lado pela mídia tradicional, são destacados na blogosfera permitindo aos leitores obterem uma versão diferenciada dos acontecimentos.

“Esta reivindicação (democratização da comunicação) é legítima e de fundamental importância para a democracia brasileira. É um orgulho para Suzano sediar este evento, pois criar alternativas de comunicação e participação popular nesta área também faz parte de nossa política de governo”, disse o prefeito, que deverá participar de alguns momentos do encontro.

“O movimento dos blogueiros do Alto Tietê é considerado o segundo maior do país em número de ativistas”, garantiu Marcos Dornel, integrante da equipe da comissão organizadora ao salientar que o movimento é “conhecido e reconhecido”. Para Rosenil Órfão há um claro fortalecimento do movimento na região e a tendência é que alcance as classes populares. “Ele nasceu no âmbito da classe média, mas agora começa a se ampliar”.

Mesa dos trabalhos do 1º Encontro realizado o ano passado na cidade de Poá 
O 2º Encontro de Blogueiros terá três mesas de debate: a primeira, com enfoque na contribuição das mídias alternativas para a democracia; a segunda apresentará as experiências do Alto Tietê e a última discutirá os direitos humanos na rede.

As discussões em torno da democratização da comunicação em Suzano foram fortalecidas, a partir de 2009, com a realização da 1ª. Conferência Municipal de Comunicação Social.

Confira a programação completa no endereço: www.blogsdoaltotiete.blogspot.com

Fonte: Secretaria de Comunicação de Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.