quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Transporte Escolar sem critérios de segurança

Na cidade de Poá (SP), já tem alguns dias, que venho observando as vans, peruas, kombis ou seja, o transporte de alunos, conhecido com Transporte Escolar.

Este serviço, o qual já venho observando por 90 dias, ainda não vi nenhum tipo de fiscalização, nas escolas, creches, jardins e SESI 175 (principalmente). Seja fiscalização neste tipo de automóvel, em transito, parado nos locais de desembarques de alunos, etc.

Em sua grande maioria, trafegam sempre com pressa, onde logo cedo, em total desrespeito com o vizinho, buzinam insistentemente, ainda mais quando de demora mais do que 15 segundos, para ser feito o embarque do aluno.

É comum ver os carros fazendo curvas fechadas, em velocidade excessiva em ruas de pouco movimento, motoristas falando ao telefone celular ou comendo algo as vezes.

Algumas vans, tem o vidro som insulfime de cor escura, já para quem esta de fora, não observar muito, um grande parte também dos alunos, sendo transportados sem o cinto de segurança. Fora a superlotação, e desconforto de alguns alunos, já quase no fim da viagem, ou começo quando saem da escola para suas casas.

Uma grande parte destas vans, hoje já em grande quantidade, trafegam por bairros fora do centro, onde é muito raro, ver uma viatura ou agente do transito orientando, e ou fiscalizando tais vans.

Creio que não será necessário acontecer um acidente simples, ou de grande proporção, para que seja tomada(s) medidas(s) ou adequação com a legislação(ões) sobre o assunto.

E por ser mais complexo do que eu imaginava, vamos continuar fazendo uma pesquisa sobre o assunto, e suas legislações. Enquanto isto, cabe aos pais, e nós da sociedade, fazer um alerta para as autoridades competentes.

Um comentário:

  1. Prezado Adilson,

    Bom Dia!

    Meu nome é Rogério, sou representante do SINCONTESP - Sindicato dos Trabalahdores e Instrutores em Autos-Escolas, Despachantes, Transporte Escolar e Anexos do Estado de São Paulo.

    Estive lendo sua matéria sobre o transporte escolar na cidade de Poá e achei muito interessante.

    O pessoal que trabalha com transporte escolar deve está totalmente cadastrado perante a secretária de trânsito de sua respectiva cidade.

    Podemos verificar junto ao orgão competente na cidade, se todos os profissinais estão totalmente legalizados, e que sejam associados de nossa entidade para uma maior fiscalização e controle junto a categoria.

    Sendo assim, após esse respectivo processo, podemos realizar algumas reuniões ou até mesmo oficinas de reciclagem destes respectivos profissionais.

    Segue nossos telefones de contatos> 11-4675-6043 - 11-2765-3930.

    Atenciosamente,

    Rogério Lemes

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.