terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Opereta terá Ponto de Cultura com diversas qualificações


A Associação Cultural Opereta foi contemplada como Ponto de Cultura em seleção pública realizada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura e, a partir de 2010, e até 2012, a entidade receberá aporte financeiro no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) por ano, para a realização de mais uma proposta pioneira na cidade de Poá (SP).

Trata-se do Projeto Mãos à Obra, que através de diversas oficinas artísticas, capacitará interessados a partir de 16 anos para trabalharem no crescente mercado de produções culturais e de entretenimento realizadas, principalmente, na região do Alto Tietê.

A capacitação visa qualificar os participantes para, realmente, colocarem 'mãos à obra' (no caso, a obra de arte) e desempenharem funções referentes à criação, produção, organização, montagem e desmontagem, comunicação visual e registro de imagens de espetáculos de artes cênicas. Após o término do curso, os alunos poderão atuar em projetos artísticos de grupos da cidade e região, além de feiras, festas, congressos e outros eventos.

Para alcançar estes objetivos, além das oficinas serão realizadas palestras e visitas técnicas a teatros e outros espaços culturais para embasar, motivar e preparar tecnicamente os participantes. Ao final do curso, os alunos terão a oportunidade de participar de uma montagem artística realizada integralmente pelos participantes do Projeto Mãos à Obra desde a ideia inicial à pós-produção, passando pelo processo de elaboração do projeto, criação e confecção de figurinos, adereços, maquiagem, cenários, luz e som bem como a criação gráfica dos materiais de divulgação, captação e edição de fotografias e vídeos.

As aulas, além de todo material didático e equipamentos, totalmente gratuitas, serão ministradas por profissionais das respectivas áreas e deverão interagir umas com as outras para o pleno aproveitamento do processo preparatório.

Com duração de 6 meses, serão oferecidos, gratuitamente, cursos de Artes Cênicas e Produção Cultural, com 20 vagas pra cada um. Os interessados poderão optar por um deles sendo que além do curso escolhido os alunos participarão, obrigatoriamente, do curso de Cultura Digital.

As inscrições encontram-se abertas, de terça à sexta-feira, das 14 às 18 horas, na Av. Duque de Caxias, 233 – Calmon Viana. Os interessados deverão comparecer munidos de cópia de RG e comprovante de residência. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pela mãe/pai ou responsável legal que deverá preencher autorização de participação no projeto.

Os cursos serão ministrados a partir do dia 1o. de Março na nova sede da Associação Cultural Opereta, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Poá. O local é a Casa do Estudante (atual Biblioteca Municipal), que fica na Rua Dr. Emílio Ribas, 168 - no centro da cidade e poderá ser usado por dez anos com possibilidade de renovação do contrato por mais dez anos.

Mesmo cedido para a Opereta, o prédio permanecerá, provisoriamente, sendo utilizado como Biblioteca Municipal. De acordo com o prefeito Testinha, em breve a Administração levará todo o acervo municipal para um novo endereço ainda a ser escolhido.

Outras informações pelos fones 4634-2459 (Cláudio) ou 9318-8001 ( Marco).


CURSO I

Artes Cênicas

Segundas-Feiras – Manhã

CURSO II

Produção Cultural

Segundas-Feiras – Tarde e

Sábados - Manhã


Cultura Digital

Terças-Feiras – Manhã ou Tarde

- Interpretação

- Expressão Corporal

- Expressão Vocal

- Montagem Teatral


- Iluminação e Sonoplastia

- Maquiagem Artística

- Foto e Vídeo

- Cenografia

- Adereços e Figurino

- Criação de Blog e Website

- Gravação e Edição de Áudio e Vídeo

- Edição e Tratamento de Imagens

- Criação de Material Gráfico (cartaz, folder, banner, outdoor)






Veja o Vídeo do Making Off do Passos da Paixão, um dos diversos trabalhos realizado pela Associação Cultura Opereta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.