segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, orienta sobre cuidados de limpeza após enchentes

Neste período de chuvas intensas, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes (SP), através do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população para tomar os devidos cuidados com as águas de enchentes, alagamentos e áreas enlameadas, locais onde há risco para o surgimento da leptospirose e outras doenças como hepatites e diarréias agudas.

Em casos de enchentes, as pessoas devem permanecer o menor tempo possível em contato com as águas. Se isso não for possível, mãos e pés devem ser protegidos por botas ou luvas. Em último caso, sacos plásticos reforçados podem garantir a proteção. Além da água, as lamas das enchentes têm alto poder infectante. Por este motivo, a proteção também é necessária para a sua retirada.

O local atingido pela enchente deve ser lavado e desinfetado com água sanitária. Para a desinfecção, basta adicionar um copo de água sanitária em um balde com 20 litros de água limpa e aplicar a mistura nas superfícies afetadas. O ideal é que esta mistura possa agir no local por pelo menos 30 minutos. A lavagem com água e sabão só deve ser feita depois que toda lama for retirada.

É muito importante, também, o cuidado com os alimentos, pois quando entram em contato com as águas de enchentes, podem ficar contaminados. Todo alimento que ficou submerso ou molhado não deve ser consumido, ainda que esteja em embalagem plástica ou enlatado. Os alimentos perecíveis que ficaram fora da refrigeração também não devem ser consumidos, principalmente se apresentarem alteração de cor, odor ou consistência. Caso tenham tido contato com a água da chuva, não podem ser ingeridos.

Outra orientação importante é jamais permitir que crianças brinquem nas águas das enchentes para evitar que elas fiquem seriamente doentes. Os animais peçonhentos também podem surgir depois das inundações. É importante ficar atento, sobretudo em locais onde há entulhos.

Cuidados Importantes:

• Mantenha os ambientes arejados e limpos
• Lave as mãos antes das refeições e depois de utilizar o banheiro
• Reforce os cuidados com o descarte dos lixos e dejetos
• Não consuma nenhum alimento que teve contato com a enchente
• Não deixe as crianças brincarem em áreas alagadas

Fonte: CCPMC



Prevenção
  • Quando entrar em contato com regiões inundadas ou com lama, usar luvas e botas de borracha;
  • Evitar expor ferimentos às águas infectadas de inundações em áreas suscetíveis á bactéria
  • Ficar o menor tempo possível imerso nessas águas e impedir que as crianças nadem ou mergulhem nelas;
  • Desinfetar com cloro (hipoclorito de sódio) os objetos de casa que entraram em contato com a água ou com a lama.

Como desinfectar objetos E ALIMENTOS ENLATADOS

O cloro mata a bactéria. Se não for possível armazenar os alimentos protegidos da água, o correto a se fazer é eliminá-los. Frutas em geral, carne, leite, verduras, legumes, arroz, feijão, café, manteiga etc devem ser inutilizados. Alimentos enlatados podem ser lavados, desde que não tenha havido contato da comida com a água. Chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas pelas enchentes podem ser lavados com sabão e água sanitária, na proporção de um copo da solução para cada 20 litros d’água.

Como preparar a solução para lavagem de enlatados:

Volume de água
1.000 litros
200 litros
20 litros
1 litro
Hipoclorito de Sódio

2 copinhos de café
1 colher de sopa
1 colher de chá
2 gotas
Tempo de contato

30 minutos


Fontes: CONEXÃO SESDEC http://www.saude.rj.gov.br/Imprensa/Noticias.shtml#lepto

portal do Hosptal Santa Lúcia http://www.santalucia.com.br/clinica-geral/leptospirose-p.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.