quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Água é saúde, já o refrigerante causa diversos males


Conheça os males dos refrigerantes

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.

E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.

Outras opções de bebidas mais saudáveis:

■ Um grande copo de água, que além de refrescar, reduz o apetite.
■ Sucos de frutas, ricos em nutrientes.
■ Leite e iogurtes líquidos.
■ Chás de ervas, frios ou quentes, que matam a sede e são saudáveis.




O consumo de refrigerantes está cada vez mais sujeito ao crescimento em todo o mundo. As ofertas abusivas e os incentivos subliminares ao maior consumo, como, por exemplo, o uso das garrafas tamanho família, são algumas das maneiras que os fabricantes encontraram para aumentar as vendas.

Segundo levantamentos do setor, somente no Brasil, o consumo que era de 10 bilhões de litros no ano de 2000, cresceu 30% até o ano de 2007, chegando ao número de 13 bilhões. Em estatísticas atuais, os refrigerantes estão em segundo colocado entre as bebidas mais consumidas, perdendo apenas para a água.

O que muitos não sabem, é que o consumo exagerado pode gerar sérios problemas futuros. Além de auxiliar em doenças como obesidade e gastrite, o refrigerante, por ser composto em grande quantidade de açúcar, é um forte influente a diabetes, adverte o nutrólogo Maximo Asinelli. “A pessoa que ingere grandes quantidades de refrigerante está mais exposta a algumas enfermidades relacionadas ao excesso de peso”, afirma.

Segundo ele, uma das maiores preocupações é que, geralmente, os refrigerantes hoje são as bebidas preferidas dos jovens e adolescentes. “Cada vez mais, casos de obesidade infantil são aparentes e, com certeza, a influência é em grande parte desse tipo de bebida gaseificada”, afirma Asinelli.

Os refrigerantes são compostos basicamente por substâncias artificiais e conservantes, os quais, segundo Maximo, não são nem um pouco aconselháveis. Como contraponto, o nutrólogo ainda avalia: “além do consumo excessivo de refrigerantes, as pessoas acabam trocando, na maioria das vezes, o consumo de água por refrigerantes, e tornam-se reféns do produto”.


Fonte: http://www.unimedvsf.com.br/secao_clientes/dica.php?id=50 / http://femminina.wordpress.com/2008/10/24/os-males-do-refrigerante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.