domingo, 25 de julho de 2010

Por que meu blog não faz o sucesso que eu esperava?

O Technorati estimava, em 2008, que 175 mil blogs eram criados por dia. Outro estudo revela que a grande maioria deles é excluído ou abandonado antes do 3º mês. Existem muitos motivos que levam as pessoas acriar um blog e outros tantos que as levam a desistir dele. Se você está pensando em desistir de seu blog, sugiro que primeiro leia esse artigo e depois tome sua decisão.





Talvez seja o momento de rever seu blog, analisar o que deu certo e o que deu errado, fazer um novo planejamento e, se preciso, mudar o nicho, o template, a forma de escrita e divulgação. Baseado em minha experiência com blogs de sucesso e com o contato direto que tenho com vários blogueiros iniciantes e experientes, vou relacionar alguns fatores que podem atrapalhar o sucesso de um blog e sugiro que analise se está inserido em algum deles.
  1. Você não escreve bem – Ninguém quer ler artigos com erros de português, gírias em excesso e grosserias. Vivemos uma época em que nada é novidade, a concorrência sobre um assunto é muito grande, então se esse é seu problema sugiro que faça um curso online de português grátis,conheça as novas regras ortográficas com ajuda do site Um Português.com e utilize umdicionário online para as palavras com as quais tenha dúvida.
  2. Escreve para um nicho que tem poucos visitantes – Talvez o nicho (assunto) que você escreve possua poucas pessoas interessadas no momento. Reavalie esse item e se for o caso mude de nicho, ou aumente o leque dentro do mesmo nicho. No artigo Como criar um blog: Blogs de nicho, a Sandra do Info Macross desvenda um pouco os mistérios de se criar um blog de nicho.
  3. Escreve poucos artigos – Pela minha experiência, 50 artigos publicados é um bom número para começar a analisar as estatísticas de um blog. Se você não possui esse número de artigos, sugiro que tente escrever o máximo de artigos que puder por semana. Depois de alcançar esse número tente manter uma frequência de, pelo menos, 3 artigos por semana. Se puder ser diário, melhor ainda. Existem nichos, como o futebol, que a frequência precisa ser diária (talvez mais de 1 artigo por dia).
  4. Não sabe escrever títulos interessantes para os artigos – O título do artigo pode significar o ganho ou perda de vários leitores. Essa técnica deve ser trabalhada e aperfeiçoada sempre. Eu procuro criar um título provisório e escrever o artigo, depois volto ao título e tento imaginar, baseado no conteúdo, se estivesse procurando aquela informação no Google, o que eu digitaria? Qual resultado me chamaria mais a atenção? Sugiro que comece esse exercício pelos artigos que já estão publicados. Leia também o artigo Escreva títulos matadores e seduza… a atenção dos leitores, escrito no Quero Ter um blog.
  5. Não divulga seus artigos no Twitter e nas redes sociais – Não adianta ter as credenciais dos primeiros 4 tópicos e não divulgar seus artigos no Twitter e nas redes sociais. Twitter, diHITT, Linkk,Rec6, Facebook,Orkut entre outras redes sociais devem ser utilizadas para divulgar seus artigos. Alguns artigos interessantes sobre o tópico:

  6. Não fideliza seus visitantes – Quando visito um blog e gosto dos artigos escritos procuro logo o formulário de feeds por e-mail. Meu tempo é muito curto e utilizo esse recurso para julgar diariamente o que devo, ou não, ler. Se não possui esse recurso veja aqui como criar uma conta no Feedburner ecomo colocar o formulário de feeds por e-mail.
  7. Não responde aos comentários, ou quando responde, trata o visitante com descaso – Quem procura informação em um blog muitas vezes que conversar, dar opinião, questionar. Se você não responde aos comentários, ou pior ainda, quando responde é grosseiro ou trata com descaso, ai pode estar a razão do insucesso de seu blog. Sempre responda aos comentários, seja gentil, mesmo quando tiver que responder alguma provocação. Você irá ganhar pontos com outros visitantes que lerem os comentários. Leia o artigo Comentários em blogs - Devo responder a todos?, escrito no Simples Assim.
  8. Seu layout dificulta a leitura – O layout (template) de seu blog pode estar dificultando a leitura dos artigos. Cores fortes, letras pequenas, muitos gifs piscando ou anúncios em excesso podem afastar o leitor de seu blog. Escolha um template com cores claras, discreto, e evite propagandas em excesso. Veja aqui uma relação de templates para o Blogger e aqui uma relação de templates para o Wordpress.
  9. Não interage na Blogosfera – Você precisa se apresentar a blogosfera, dizer quem é você. Uma das melhores maneiras de fazer isso é conhecer outros blogs, comentar nos artigos desses blogs (sempre utilizando o OpenID), seguir os blogueiros no Twitter e vivenciar esse mundo.
  10. Seu blog não está bem posicionado no Google (SEO) – Seu blog pode não ser bem posicionado no Google e nos demais buscadores. Você precisa estudar um pouco sobre SEO e colocar em prática em seu blog e nos seus artigos. Mas pior ainda, seu blog pode ter sido penalizado pelo Google.




Fonte: http://www.querocriarumblog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.