Logo da CPTM mostrando de forma figurada, como são tratados os passageiros no empurra empurra em Guaianases |
O valor de uma tarifa, que chega a quase três reais, nem sempre tem um serviço de qualidade, e também não é papel do cidadão, além de pagar o valor diga-se bem pago por sinal, ter que ajudar a gerir o sistema, ainda mais por incopetência de seus gestores e ou funcionários, os quais ganham para trabalhar. O usuário reclamar uma vez, tudo bem. Mas por diversas, e o problema não ser resolvido, é pura inoperância.
Transporte Público: Direito do cidadão, dever do Estado, nem é mais usado, afinal, caiu em desuso, pois o cidadão não vê isto na prática.
Sujeira na Dom Bosco
Hoje pela manhã, mais uma vez, as passarelas da estação Dom Bosco, estavam com lixo, sujeira, onde tinha até preservativo no local. Encontrar excrementos de animais, no dia-a-dia, é comum. E não adianta nem informar aos funcionários da estação, muito menos a chefia, pois mesmo que o cidadão faça, no outro dia, tem que repetir o ato, pois pouco se vê uma limpeza preventiva pelo local.
Na estação, tem escada rolante quebrada, a qual já por diversos dias, tem um papel escrito que o local aguarda manutenção. Mas esta hora nunca chega, afinal, na estação também tem relógio na fila de espera de providência de conserto.
Em Guaianases transtorno e confusão
No período da manhã, após passar pela estação Dom Bosco, com sujeira e lixo, desembarquei em Guaianases, indo trabalhar, onde segui viagem para Poá. Porém, o intervalo estava reduzido, mas não havia um funcionário na estação disposto a ajudar, ou ao menos, prestar informação ao usuário, pois o intervalo estava maior, devido a manutenção - veja: (http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/WebNoticias/one_news.asp?IDNews=7322)
O que era possível ver, era uma verdadeira bagunça no embarque e desembarque, onde hoje, por ser domingo, o fluxo de pessoas que não usam o trem durante a semana, não sabem e muito menos se atentam, que para o bom embarque. Sendo o correto, aguardar o desembarque, para poder embarcar.
Mas o empurra empurra é natural, afinal, mais uma manutenção programada como esta, a qual mostra a falta de compromisso com o povo do governador Geraldo Alckmin, do secretário dos Transportes Metropolitanos Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes e do presidente da CPTM Mário Manuel Bandeira, os quais não providenciaram funcionários para orientar, e ajudar no embarque e desembarque, e orientação aos passageiros, quando necessário.
Olhando mulheres e seus bumbuns
Na volta de Poá por volta das 14h, fiz a baldeação, mas o empurra empurra dos passageiros acontecendo aos olhos de três funcionários, usando farda marrom clara, com arma na cintura e no ombro uma abraçadeira.
Fiquei observando a atitude deles de longe por dois minutos, onde viam o povo no empurra empurra, mas nada faziam, a não ser, observarem pelo olhar a(s) passageira(s).
Me dirigi a eles, e perguntei a um, se pelo fato de serem do departamento de segurança da empresa, era a função deles agilizar, orientar ou ajudar para conter os tumultos, e empurra empurra no embarque e desembarque. O Policial Ferroviário disse que sim, mas estavam no trem espanhol, e não podiam observar o outro, respondeu. Ou seja, um ato de discrinação a meu ver.
Perguntei o motivo da falta de funcionário na área de segurança no dia de hoje. Fui informado pelo mesmo, que aquele assunto não era de responsabilidade dele.
Tanto nesta estação como em outras, o que pode ser visto diariamente, são os seguranças mais parados, tantos estes, quando a grande maioria, que prestam serviços terceirizados, Os quais ficam mais observando do que atuando na orientação. O que pode se notar, é que quando passa uma mulher com uma roupa mais decotada, ou com vestimentas sexy, boa parte deles, não exitam e olhar, e se ela olhar de volta, pode até haver uma paquera. Claro que não são todos.
Mas muitos deles, não exita em corresponder a paquera, pegar o rádio, fazer uma pressão, ou usar o rádio chamando outro companheiro, falando girias, e por vezes até palavras de baixo calão.
Cadê os gestores que não usam um serviço de fiscalização e obervação destes assuntos?
O que é patente, é o descompromisso tanto do governador, secretário da pasta e presidente da CPTM, que através de alguns funcionários, não cumprem os compromissos os quais divulgam como missão, mas soa como publicidade enganosa, e mentira. Veja nos links abaixo.
Link CPTM: http://www.cptm.sp.gov.br/e_companhia/missao.asp
Link Secretaria de Transportes: http://www.transportes.sp.gov.br/v20/missao.asp
Por ineficiência dos gestores público acima, o cidadão no dia de hoje domingo, além de pagar a passagem, tem que vir ao blog, as redes sociais, e fazer relatório apontando falhas neste DesServiço Público. Sem contar no SMS que não funciona, ou melhor, é outro serviço quem resultados falhos.
Referente a problemas nos domingos, caro amigo usuário, isso será uma constante por alguns anos. Não haverá sabádo ou domingo do mês em que não haja manutenção nas vias. O que é praticamente obrigação, se temos esse meio e a CPTM é super conectada,é manter atenção as redes sociais que ela gere/participa e ao seu site, lá há informações toda sexta-feira sobre manutenção. A única falha se essa houve foi da estação onde embarca no Expresso não ter nenhum aviso informando que o outro trecho da linha não está em manutenção, já que, quando isso ocorre neste trecho entre Guianazes e Mogi, a informação é de ambos os lados e geralmente isso é um padrão na frente das estações. Pode até ser falha da estação ou de atenção do senhor quando adentrou-a, num geral os avisos de atrasos por manutenção estão lá. Guaianazes é um caso sério: só se resolverá quando uma nova estação e algumas estações a frente o expresso prosseguir. Isso não demora mais que dois anos pra ocorrer, já que o canteiro de obras em Suzano começa a ser feito. Em matéria de organização, os "marrons"(Policiais Ferroviários)não estão tanto pra isso. E se estavam no "espanhol",provavelmente faziam escolta do trem, logo, se quer contar com alguém pra organizar o embarque, confie nos operacionais da ESTAÇÃO. E a limpeza da estação, como você foi amigo ao indicar os canais na sua postagem, obviamente deve saber que dentro do site da CPTM possui um link para uma Ouvidoria, onde você pode enviar sua reclamação, de forma plausível, apresentando os pontos que mais lhe incomodam, com detalhes e, se quiser acompanhar, faça o cadastro pois eles terão o maior prazer em lhe responder. Digo isso porque precisei diversas vezes dessa ouvidoria e sempre me atenderam muito bem, nunca tive do que reclamar do atendimento e sempre me apontaram/demonstraram as soluções para os problemas que lhes havia apresentado. Agora é com você!
ResponderExcluir