quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alckmin anuncia a instalação de clínica regional de dependentes químicos no Alto Tietê

Por Pedro Ferreira e Júlia Guimarães

O governador, Geraldo Alckmin (PSDB) tornou público o desejo do Palácio dos Bandeirantes em construir uma clínica regional para dependentes químicos, na região do Alto Tietê ainda este ano. O anúncio ocorreu visita a Biritiba Mirim, terça-feira, dia 24, quando inaugurou Unidade de Pronto-Atendimento (PA). Para o governador, o projeto já está em fase de formatação pela a Secretaria de Estado da Saúde, a mesma que descartou a medida no início deste ano.

A decisão comunicada pelo o governador acontece, justamente, no momento em que a Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat) realiza abaixo-assinado para pressionar o Estado a construir a clínica regional de recuperação de drogados. O movimento começou por Ferraz de Vasconcelos no último dia 11 deste mês. No total, a Acat pretende obter 100 mil assinaturas. O documento deverá ser entregue a Geraldo Alckmin e ao secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri nos próximos meses.

Participante ativo da campanha pró-clínica regional de recuperação de dependentes químicos, no Alto Tietê, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, comemorou o anúncio do governador. Para ele, que fez questão de prestigiar a visita de Geraldo Alckmin a Biritiba Mirim, o fato de o governo demonstrar interesse na obra significa que o movimento em andamento está no caminho correto.

Em Biritiba, Edson Cury chegou inclusive a conversar, brevemente, com o secretário Giovanni Cerri, porém, o assunto girou em torno de problemas no atendimento no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa. Além disso, o presidente pediu o apoio para o município ao deputado federal, Valdemar da Costa Neto (PR-SP), o Boy, e aos estaduais, Estevam Galvão de Oliveira (DEM) e André Luiz do Prado (PR). “Queremos o melhor para Ferraz”, conclui Edson Cury.


Veja como tudo começou

O vereador de Poá (SP) Fernando Rodrigues Molina Junior , o Junior da Locadora, usando a tribuna no dia 15 de março, em repúdio às declarações do secretário estadual e em defesa da implantação da clínica de reabilitação de dependentes químicos. O parlamentar revelou que a ideia de instalação da unidade partiu de um cidadão poaense e que o Legislativo de Poá deu origem à luta, atualmente encabeçada pela Associação das Câmaras do Alto Tietê (ACAT), para que a região receba o equipamento público.

Junior da Locadora contou que, no ano de 2009, foi procurado pelo fotógrafo poaense Adilson Santos, que sugeriu a instalação de uma clínica para dependentes químicos no Alto Tietê, a exemplo da unidade inaugurada pelo governo do Estado na região do ABC. O parlamentar elaborou um ofício e submeteu a proposta a uma das reuniões da ACAT, realizada no início de 2010 no município de Santa Isabel. Nessa reunião, foi definido que a instalação da clínica seria uma das grandes bandeiras da Associação das Câmaras.

Pedro Ferreira é Assessor de Imprensa da Câmara de Ferraz de Vasconcelos - Júlia Guimarães foi Assessora de Imprensa da Câmara de Poá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.