segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bate papo com o jornalista José Martinez sobre turismo e política da cidade de Poá (SP)


Começei um bate papo do o jornalista José Martinez, onde achei muito saudável nosso debate no campo das ideias, o qual resolvi colocar e eternizar aqui no meu blog. Veja e leia a seguir.


Postagem de José Martinez no Facebook

Jornalista José Martinez  Não tenho dúvida disso!
Bem, eu não conheci o tal Disque 100 ao qual vc se refere, pois no mandato do Roberto eu estava fora de Poá. Todas as informações que aqui posto é da rádio peão que todos nós conhecemos. Que nem sempre é fiel a verdade. Porém acho que o assunto "Combate a Pedofilia" é um assunto muito importante e perigoso. Não acho que seja da competência da secretaria de turismo e sim um assunto jurídico, segurança e ações conjuntas com a cidadania, adolescência e conselho tutelar. Volto a frisar, é sim um assunto importante. Só não acho que deva ser tratado pelo turismo que deve sim se preocupar em fazer projetos voltados fomentação turística, baseados em nossa maior riqueza que é a água mineral. Isso nós estamos fazendo. Talvez parecendo um pouco lento, pois as burocracias legais, ambientais e financeiras são inúmeras e as pessoas querendo ver a coisa dar errada no vem mesmo ritmo.
Mas pode ficar tranquilo, que como vc, nós também estamos nos empenhando, cada um no seu quadrado, para fazer essa cidade ser uma cidade ainda melhor para sua população. Escreve o que estou te dizendo! O Testinha quebrou um ciclo de mais de 30 anos na política poaense e vai deixar uma marca positiva no mesmo. Se não, é simples, o povo nunca mais votará nele. E isso com certeza não vai acontecer! Pode esperar...
A disputa novamente será bastante acirrada, mas a mudança que está havendo em nossa cidade será o grande marketing eleitoral...

Ahhhh...também não tenho procuração do Testinha para falar em nome dele. Falo como cidadão que anda nos bairros, o que enchergo e converso com o povo sobre a administração...
Estou vendo poucas pessoas descontentes e posso lhe garantir que são sempre os mesmos! Aqueles que esperam ser favorecidos em nome de um bairro ou de uma comunidade...
A mudança é para população e não para lideranças fazerem média com seus correligionários!
Além disso, essa prática de favorecimento está acabando!
A internet está também revolucionando isso. Hoje o comandante do executivo pode falar direto com a população através da internet. Porisso para os próximos anos, quem estiver fora da net, certamente perderá bastante espaço político. Porisso estou me especializando nisso, pois o governo muda, as pessoas mudam, mas o conhecimento fica e pode ser vendido para outros governantes. Afinal de contas devemos ver a política profissionalmente, já que não sou candidato a cargo executivo ou legislativo! Já até tentei e pensei em voltar, mas meu perfil me desfavorece. Infelizmente! Não sou aquele homem que dizem ser "popular" aquele que "conhece todo mundo"!
Ahhh outra coisa que enchergo no futuro. É o fim dos politicos "Zé das Coves, Jõao Mecânico, Alguém da banca de Jornal, do Lava Rápido; em fim políticos que só pensam em ocupar cadeiras. Agora político vai ter que mostrar para os internautas principalmente, porque querem nosso voto! E isso só quem tem conteudo ou muito dinheiro para pagar especialistas em internet, é quem vão poder mostrar!
Mas vamos lá, afinal de contas vivemos num país democrático! Qualquer cidadão maior de idade, que não seja analfabeto, pode se candidatar! Uma pena na minha opinião, pois ser vereador é um dom divino e as pessoas deveriam se preparar para isso, para não acontecer o que nós estamos vendo nas câmaras municipais por todo o Brasil. Gente sem preparo que não mostra absolutamente nada...
Mas eu sou otimista! Verei um dia isso tudo mudar!
Abraço
Bom final de semana!



Resposta de Adilson Santos
Faz tempo que tanto o departamento quanto a Secretaria de Turismo de Poá, não tem feito nenhum tipo de política pública para a cidade, sendo cabidão de emprego por diversas gestões. E desde o governo Roberto, passou diversos diretores, que só figuraram, e nada fizera, tanto quando o(s) secretário(s) da pasta, ainda mais quando desmembrou.

Mas o atual secretário, e outros funcionários que la trabalham, e alguns  até trabalharam na gestão anterior, são pessoas da cidade, que com certeza, deveriam saber sim, sobre a importância do Disque 100.

Tal situação, mostra a falta de responsabilidade dos governos e profissionais anteriores, o qual faltam relatórios, ou um arquivo de trabalho feito para a pasta. Pois alguns tem o hábito de tratar a coisa pública, como se fosse particular.

Já o Conselho Municipal de Turismo o qual deveria ser um aliado da cidade, onde tem que propor e cobrar politicas e o TRADE, não tem nem no papel, o que dirá de saber o seu papel, tem que ser mais atuante do que um órgão homologador e não fazendo o papel de burrinho de presépio.

Sobra a rádio peão, não sou ouvinte dela, e nem é minha fonte, me baseio em coisas mais sólidas com fundamento de verdade, ética, coerência e transparência, ouça, mas sei que não é uma fonte confiável, a qual o nome já diz.

Estas bem equivocado sobre o combate a pedofilia, o qual disse, achando, ser de competência da pasta jurídica, pois esta mais do que provado, que é de total competência do Turismo, pois foi detectado em novembro de 2008, na região Sudeste, o qual estamos inseridos em um dos 317 destinos oficiais, que houve 1.714 denuncias de caso de exploração comercial. Isto sem contar os outros casos, que não entram nesta estatística, já faz três anos estes dados. Imagine Agora.

Veja um dos vídeos da campanha, o qual a meu ver, no mínimo, o secretário da pasta junto com o prefeito deveria ao menos divulgar a todos os funcionários: http://www.youtube.com/watch?v=vOrMZ-1PL1s&feature=player_embedded


A cidade de Poá não esta blindada, ao contrário, é cortada pela SP 66, a qual é rota desta estatística e tem que ser feito um trabalho forte e pesado nesta área.

VAMOS ENTENDER UM POUCO COMO FUNCIONA

O que é a exploração sexual infanto-juvenil?

Essa prática é uma grave violação aos direitos das crianças e dos adolescentes, e se constitui numa afronta à coletividade humana. Definido como abuso sexual cometido por um adulto, com remuneração em dinheiro ou presentes para a vítima ou para uma terceira pessoa (ou pessoas), é um processo através do qual a criança e o adolescente são tratados como um objeto sexual e comercial.

As principais formas desse crime são:
Pornografia infantil;
Tráfico de crianças para fins comerciais;
Prostituição, onde estão inseridas algumas instâncias de casamentos com crianças e o turismo com motivação sexual infanto-juvenil.
Esse é um problema complexo, que requer intervenções bastante específicas e toda a atenção da comunidade global, pois nenhum país do mundo está imune à exploração sexual infanto-juvenil.

O que é o turismo com motivação sexual infanto-juvenil?

O turismo no Brasil vem apresentando números bastante positivos, segundo a Organização Mundial do Turismo – OMT. De 2,9 milhões de turistas em 1997, o Brasil passou a receber 5 milhões em 2007, obtendo um crescimento de 72,42%. E de US$ 1,1 bilhão em 1997, a receita cambial turística passou a US$ 5 bilhões em 2007.

Uma visão errada que se tem é a de que todo praticante de turismo com motivação sexual infanto-juvenil é um homem de meia-idade ou idoso quando, na verdade, turistas jovens vêm sendo conhecidos também por viajarem com a intenção de abusar sexualmente de crianças.



Para sua informação, mesmo após o conhecimento que adquiri quando fui Conselheiro de Turismo, mesmo após sair da prefeitura, trabalhamos junto com as autoridades competentes, onde um ex-funcionário público da prefeitura o qual já era pedófilo por 15 anos, segundo suspeita da polícia, ele foi preso, julgado, e ainda tem suspeita de mais funcionários envolvidos, só que não foi possível colher provas. Veja como o caso é grave, pois o caso teve o acompanhamento da CPI da Pedofilia da Câmara de Deputados do Estado de São Paulo.

Fizemos um evento regional do Alto Tietê na cidade de Poá, onde o prefeito Testinha esteve, se comprometeu a fazer algo sobre o tema, mas até agora não agiu neste tema.

JURÍDICO E TURISMO

O Turismo entra antes na prevenção, e quando a criança é violentada, ai sim, entra o jurídico, mas é obrigação primaria do Turismo, a prevenção, capacitação, conscientização juntos com outras pastas importantes como a Educação, Cultura, Governo entre outras correlatas.

Não adianta participar de um Salão de Turismo, entregar folheto para que turistas conheçam a cidade, se as calçadas não têm acessibilidade, com muitas por vias importantes, sem condição correta de uso - veja: http://migre.me/3X8le

O buraco é muito mais em baixo do que se possa imaginar. E por falar em buraco, agora vou revelar para ti, e para toda sociedade, sobre a nascente da Água Poá, ou seja, a Fonte Áurea Poá, quando o Roberto foi prefeito, foi com a atuação deste cidadão, que após ficar sabendo da invasão e construção irregular no local, onde até produtos químicos são manipulados e despejados, junto com esgoto nos arredores da Fonte, na Rua Saldanha Marinho, através de uma articulação política, mesmo eu sendo funcionário da prefeitura, onde vendo que meu(s) superior(es) não se atentavam para o fato, conseguimos levar o caso ao conhecimento de autoridades competentes da justiça, e legislativo, o qual acionou o executivo, para que fosse tomada providência. Portanto, como cidadão, tenho minha convicção, de que estou procurando fazer minha parte.

Todo o meu conhecimento, ofereci tanto ao secretário de turismo, o qual era diretor, e ao prefeito, o qual me coloquei a disposição como conselheiro, mas não quiseram aproveitar, pois com certeza mostra uma visão medíocre, onde dispensam a ajuda de um cidadão, que quer o bem estar da cidade, contrário dois medíocres, que hoje são funcionários, e dizem que fui pedir emprego. Ledo engano.

Portanto, junto com a riqueza da água, tem que caminhar a riqueza do espírito cidadão, dos mais de cem mil habitantes desta cidade, a riqueza, é educar nossas crianças, para conhecerem a potencialidade do turismo em nossa cidade, e serem agentes ativos deste processo de transformação, juntos com ações do governo(s) através de políticas públicos.

Uma cidade que tem um departamento de turismo que nunca fez uma reunião e treinamento de qualidade de atendimento aos passageiros, que usam e poderão usar o taxi, não só para levar compra do mercado para quem não tem carro. Tem que haver capacitação dos taxistas, comércio, serviços públicos, entre outros

Você vem me dizer em projetos. Fala sério, se o projeto básico do inventário não saiu do papel, que projeto grande é este?

E não cabe dizer em burocracia financeira, pois o que mais tem neste governo, é verba, como nunca teve na pasta do turismo.

O que falta, é um projeto local, junto com a Secretaria de Cultura da cidade, para começar a fazer trabalhos básicos que tem por milhares nos bairros, eles não ficam no centro, estão no entorno da cidade.

E porque não jogar flores no maestro? Sim, parece-me que esta nascendo o Parque das Águas, o qual já existe sinalização de verba do DADE. Mas me diga, este projeto é aquele do prefeito Roberto Marques? Que o Secretário de Turismo na época e agora vereador Augusto de Jesus articulou?

Vivemos em um mundo redondo, onde todos juntos, tem que cada um com sua força, capacidade, vontade e condição, ajuda um ao outro como pode. Desculpe-me, se eu enxergasse só o meu quadrado, não teríamos ajudado na preservação da Água Poá, entre outras ações, para o bem da cidade. Não basta se atentar a letra da canção, mas a meu ver, precisa sim de mais ação. Ação de todos, de cada cidadão no cuidado da cidade.

Já sobre o ciclo de 30 quebrado do prefeito Testinha, não são estas a informações que tenho, mas sim outras, sólidas, com testemunhal de diversas pessoas e forças vivas na cidade. Mas sobre ele deixar uma marca positiva, não é favor isto, pois faz parte da obrigação e juramento o qual ele prestou, e diga se de passagem, ele ganha muito bem, para cumprir o papel dele, como prefeito, o qual no dia da posse, agradeceu ao Roberto Marques, veja no vídeo:  http://migre.me/3X912

Mas claro que na sua frente, e de pessoas da equipe do prefeito Testinha, a grande maioria vai falar o que vocês querem ouvir, assim como os políticos já aprendeu a falar com o povo.

Você fala em mudança? O Testinha tem os mesmo vícios dos políticos que fazem obras em cima da terra, e não pela lógica. E vou te dar só dois exemplos:

  • Avenida Antônio Massa, ele trocou a tubulação do rio, trocou o asfalto, e não colocou bocas de lobo, quando chove, acumula muita água na rua, onde ocorre aquaplagem, colocando em risco a vida dos motoristas e pedestres, fora o mal estar de estar andando na calçada, e ser lavado pela água jogada pelos carros. Detalhe – Passar um rio ao lado da avenida, ficando muito fácil a obra. Mas a cidade não tinha um Secretário competente na pasta, e não tem um CREA que funcione de fato. Muito menos vereadores.
  • Avenida Clemente Cunha Ferreira, onde ele asfaltou com asfalto não sendo ecológico, não providenciou bocas de lobo, ajudou ainda mais na impermeabilização do solo, e quando chover, não precisa ser engenheiro, para adivinhar o que vai acontecer, onde á água forte, além de poder causar acidente, poderá causar erosão no final da via.. Aguarde.

Bem, sobre não ter procuração do Testinha, compreendo bem, pois também não tenho do Roberto, pois foi meu líder político, o qual em 4 anos de governo, nunca fez uma reunião com seus corregilionários. Eu mantive minha palavra e compromisso político até o final, e recebi convite de pessoas ligadas ao prefeito Testinha, para que eu não cumprisse o meu compromisso com o Roberto, e aceitasse o canto da sereia. Mas cumpri o meu acordo até o final.

Já sobre as redes sociais, a adminstração do prefeito Testinha começou errado, mas esta procurando acertar, já reportei em meu blog: http://adilsonsantosfotografo.blogspot.com/2011/02/testinha-pensa-em-melhorar-imagem-do.html

Eu estou antenado e plugado, onde no sábado somente no meu blog, alcancei a marca de 20.000 clicks, onde fazendo um trabalho de divulgação no combate e pedofilia, o clicador foi um jornalista da Folha de São Paulo – Veja: http://adilsonsantosfotografo.blogspot.com/2011/02/20000-acessos-no-meu-blog.html

Já sua posição dos Marcos das Oficias, das Gráficas entre outros, respeito sua opinião, mas o povo não esta tão politizado assim, e o marketing mostra outro caminho, ou seja, não acabarão tão cedo a meu ver.

Sobre políticos preparados, concordo contigo, pois tenho um amigo no parlamento municipal, o Júnior da Locadora, o qual se capacitou, fazendo mestrado de Gerenciamentos de Cidade, onde tem uma visão bem aberta, e atendendo a um pedido deste cidadão, viabilizou políticas pública, para a futura construção de uma Casa de Tratamento para Dependentes Químicos, com total custeio do Estado, a qual será feita em Mogi, onde a mesma foi prioridade da ACAT.

Estou gostando de poder debater contigo, esta sendo mais um grande aprendizado em minha vida. Pois já te respeitava, agora mais ainda.

Boa Semana pra ti também.

Ronaldo – Olha o que uma simples foto sua causou, o qual pelo ângulo do olhar, escondido pelo óculos escuro, eu sei bem o que vc estava olhando viu. Vc é o culpado deste e-livro heheheh

Sobre Turismo, combate a Pedofilia e outras informações, veja: 



Fonte: Disque Denúncia 100 – Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.


Saiba mais
Ministério do Turismo do Brasil:
www.turismo.gov.br
Turismo Sustentável e Infância no Brasil:
www.turismoeinfancia.com.br
The Code:
www.thecode.org
Unicef:
www.unicef.org.br
Organização Mundial de Turismo:
www.world-tourism.org
Organização Internacional do Trabalho:
www.oit.org.br
ECPAT:
www.ecpat.net
Childhood / Instituto WCF (Brasil):
www.wcf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.