terça-feira, 24 de novembro de 2009

Agora Portal do Governo de SP permite comentários nas matérias

O Portal do Governo do Estado de São Paulo criou mais uma ferramenta para ampliar a interatividade com o usuário. A partir de agora os internautas podem fazer comentários nas reportagens veiculadas pelo site. Para deixar a opinião sobre os textos ou sobre o conteúdo das matérias, basta fazer um cadastro no próprio Portal e deixar mensagens.

Ao final de todos os textos, há um menu com as seguintes opções: "Comente", "Faça seu cadastro" e "Atualize seus dados". Para começar a comentar, o usuário deve clicar na segunda opção e preencher uma ficha cadastral com informações pessoais como nome, endereço, telefone e cidade onde mora. Também é necessária a escolha de uma senha de acesso.

Feito isso, basta navegar pelo Portal e emitir opiniões sobre o conteúdo. Para deixar seu recado, você deve escolher a opção "Comente", localizada à esquerda do menu. Nesse passo, o sistema vai solicitar seu login - que nada mais é que o e-mail cadastrado - e a senha. Vale lembrar que mensagens com palavras de baixo calão serão excluídas do sistema.

Caso você queira atualizar seus dados, basta escolher a terceira alternativa do menu - "Atualize seus dados". Nessa etapa, o usuário deve mencionar apenas o e-mail. É importante manter suas informações em dia para continuar recebendo os informativos do Governo do Estado de São Paulo.

Portal no celular

Desde o final de julho, uma versão exclusiva do Portal do Governo de São Paulo também pode ser acessada pelo celular. Para navegar, basta o usuário ter um aparelho móvel com acesso à internet. A opção customizada do site disponibiliza notícias sobre áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, saneamento básico, além de informações de todas as Secretarias e órgãos estaduais.

O sistema foi elaborado para funcionar nos equipamentos de telefonia móvel e de comunicação mais comuns do mercado - entre eles os pagers, netbooks, smartphones (como o iPhone) e PDAs (Assistentes Digitais Pessoais). Para acessar o site do Governo de São Paulo pelo celular, basta digitar no browser (navegador) o endereço m.saopaulo.sp.gov.br.

O sistema entra diretamente na página eletrônica, na qual o internauta visualiza todas as matérias com fotos, além de uma lista de "mais notícias" com as principais informações da home do Portal. Na tela do celular, o usuário tem acesso ainda às redes sociais nas quais o Governo de São Paulo possui perfis - Twitter, Orkut, Facebook, Flickr e Orkut.

Redes Sociais

Para completar o pacote de serviços oferecidos via internet, o Portal do Governo de São Paulo mantém perfis ativos em redes sociais. No Twitter, são 7.739 seguidores*. No YouTube, há 164 vídeos inscritos e 8.586 visualizações*. Criado em junho de 2009, o perfil do Flickr do Governo de SP já contabiliza 8.497 visualizações*. Para completar, o Portal mantém ainda em constante atualização perfis ativos no Facebook e no Orkut.

*Números referentes a 20 de agosto às 13h. Dados em constante atualização.

Fonte: Governo do estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.