quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tablóides caem em trotes sobre celebridades

Londres - Um cineasta britânico enganou vários jornais sensacionalistas do Reino Unido, levando os tablóides a publicar notícias falsas sobre celebridades, uma delas sobre o incêndio acidental no famoso penteado da cantora Amy Winehouse.

Ao se fazer passar por testemunhas oculares, Chris Atkins e sua equipo alimentaram durante meses com notícias inventadas as redações dos tablóides e viram as mesmas publicadas sem nenhum tipo de comprovação.

"Queríamos avaliar quanta verdade existia em muitas histórias sobre famosos que dominam atualmente todas as áreas de nossos meios de comunicação", declarou o cineasta ao jornal The Guardian.

"E queríamos ver especialmente quanto os jornalistas comprovavam dos fato. Com este objetivo, inventamos histórias", explicou Atkins, que detalha os resultados da investigação de dois anos em um documentário, que recebeu o criativo título de "Starsuckers", e será exibido no dia 29 de outubro no Festival de Cinema de Londres.

Entre os maiores 'êxitos' do experimento está a publicação em dois jornais de uma notícia inventada sobre a cantora inglesa Amy Winehouse, que disseram ter visto quando estava tocando com amigos e no momento em que um fusível explodiu e ateou fogo em seu penteado.

A falsa informação foi amplamente divulgada na internet.

A também cantora Avril Lavigne, o cineasta e ex-marido de Madonna Guy Ritchie, uma das filhas de Bob Geldof, Pixie Geldof, e várias figuras do mundo do entretenimento também foram objeto de notícias falsas.

Atkins também afirmou que apesar de ter recebido diversas ofertas de dinheiro pelas informações, sua equipe nunca aceitou, mas opinou que vender falsas histórias à imprensa sensacionalista pode ser uma maneira fácil de ganhar a vida em tempos de crise.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.